sábado, 14 de dezembro de 2019




O genocídio contra as populações indígenas no Brasil vem ocorrendo a seculos, porem, nos últimos anos, isto é, de 2016 até os dias de hoje, essa realidade tem sido assustadora.
De acordo com dados da CPT Nacional, somente de fevereiro a dezembro de 2019, oito lideranças foram assassinadas entre caciques e guardiões da Floresta.

A forma como essa violência vem acontecendo tem as mesmas características usadas na década de 70 quando os pistoleiros a mando de fazendeiros grileiros faziam a "limpeza da área", queimavam as casas, assassinavam os trabalhadores rurais e estupravam as mulheres. Podemos afirmar essas operações de hoje que trata-se de uma limpeza etnica incentivada pelo Governo Bolsonaro.



·         27/02/2019Cacique Francisco de Souza Pereira, morto aos 53 anos no conflito da
·         comunidade Urucaia, em Manaus (AM)
Cacique atuava em lideranças de mais de 40 comunidades indígenas —
·         13/06/2019: Cacique Willames Machado Alencar, morto aos 42 anos no conflito da
·         comunidade Cemitério dos Índios, em Manaus (AM)
·         22/07/2019: Emyra Waiãpi, morto aos 69 anos no conflito da terra indígena Waiãpi/Aldeia Mariry, em Pedra Branca do Amapari (AP)
·         06/08/2019: Carlos Alberto Oliveira de Souza ("Mackpak"), morto aos 44 anos no conflito da comunidade Cemitério dos Índios, em Manaus (AM)
·         01/11/2019Paulo Paulino Guajajara, morto aos 26 anos no conflito da terra indígena Arariboia/92 Aldeias/Etnias Guajajara, Gavião e Guajá, em Bom Jesus da Selva (MA)
·         07/12/2019Cacique Firmino Prexede Guajajara, morto aos 45 anos no conflito da terra indígena Cana Brava/Aldeias Coquinho/Coquinho II/Ilha de São Pedro/Silvino/Mussun/NovaVitoriano, em Jenipapo dos Vieiras (MA)
·         07/12/2019Raimundo Benício Guajajara, morto aos 38 anos no conflito da terra indígena Lagoa Comprida/Aldeias Leite/Decente, em Jenipapo dos Vieiras (MA)
·         13/12/2019: Dorivan Guajajara, assassinado a golpes de facão em Amarante-MA



BOAS VINDAS


Caros e caras amigos, amigas! Resolvi criar este blog com o objetivo de ser mais um porta voz dos povos indígenas brasileiros. Onde estiver um indígena sendo massacrado /massacrada lá estarei pra denunciar.

Sempre atenta  a toda e qualquer noticia que vocês tiverem entrem em contato com este blog, aqui a defesa dos povo indígenas, da floresta e de todos povo originários desse pais estarão seguras!!

Um abraço e vamos luta juntos por uma causa maior que todas DEFESA DA TERRA E DA VIDA!

FOGO NA AMAZÔNIA, ESTADO DO PARÁ

https://foragarimpoforacovid.org/?fbclid=IwAR1D5f5NigYGRJ8lCemgjiZKmqW_YrJR-RBPkoGXdcXWCcIcjwnpj2NmfkU#assine